Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up
Ética Engenharia - Disparada do IGPM afeta os reajustes dos valores de locação

Disparada do IGP-M afeta os reajustes dos valores de locação

O IGP-M até julho de 2021 apresentou uma variação de 33,83%, no mês de agosto último houve uma desaceleração o índice foi de 0,66% enquanto em julho foi de 0,78%. Esses dados foram divulgados em 30 de agosto pelo Instituto brasileiro de economia – IBRE da Fundação Getúlio Vargas.

A variação acentuada do índice fez com que o percentual de reajustes dos valores de locação ficasse muito acima da inflação medida pelo IPCA, que foi da ordem de 8,99% no mesmo período. Isto fez com que o reajuste dos valores de locação fosse de 22,79% acima da inflação oficial do País.

O IGP-M compõe-se do IPA-Índice de Preços ao Produtor Amplo, do IPC-índice de Preços ao Consumidor e do INCC-Índice Nacional de Preços da Construção civil, na proporção de 60%, 30% e 10%, respectivamente. O IPA registra a variação de preços de matérias primas industriais e agrícolas, o que faz com que a variação das comodities e do dólar afetem o IGP-M. No mesmo período o IPA teve uma variação de 39,97% e o INCC de 17,05%.

Nos termos do Relatório de Mercado Focus, divulgado dia 30 de agosto pelo Banco Central, a mediana das projeções do IGP-M de 2021 subiu de 19,52% para 19,65% – há um mês, estava em 19,17%

O IGP-M de agosto afetará os contratos de locação com reajuste em setembro, o índice é de 31,12%.

Essa situação provocou negociações no mercado com muitos locadores negociando o reajuste.

A legislação que regula os contratos de locação, tanto comerciais quanto residenciais, disciplina o reajuste anual, mas não específica o índice a ser aplicado. Diante do fato, muitos condomínios logísticos, proprietários de edifícios e andares comerciais nos novos contratos estão alterando o índice de reajuste, a maioria adotando o IPCA- Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é o índice oficial da inflação e mede, mensalmente, o custo de vida de famílias brasileiras com renda mensal entre 1 e 40 salários-mínimos, de acordo com cálculo do IBGE.

Nos da Ética Serviços de Engenharia calculamos os valores de locação reais considerando a evolução do mercado embasados em novos contratos firmados, resultantes da livre negociação entre locador e locatário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*